segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lugar cativo dos fantasmas

É sempre incómodo e desagradável quando vemos um candidato de um qualquer partido a fazer da sua campanha um lavar de roupa suja em que os melhores argumentos se cingem a ataques ou ao cabeça de lista de outro partido, ou à lista de lidera ou mesmo ao partido por quem concorre.

Vital Moreira tem feito de tudo!

Desde denegrir a imagem do PCP culpando este patido das agressões que sofreu, até ao que se viu ontem em que foi capaz de afirmar que só o PS tinha uma lista sem nomes fantasmas?!

Eu pergunto-me quando Vital Moreira fala em desconhecimento total das personalidades fala em quem?

Será que fala de Carlos Coelho, que a meu ver até seria um escândalo comentar o seu trabalho.

Será que fala de Maria da Graça Carvalho, ex-Ministra da Ciência e Ensino Superior nas XV e XVI Legislaturas e actualmente Conselheira Principal do BEPA – Bureau of European Policy Advisers, um Departamento da Comissão Europeia que reporta directamente ao Presidente da Comissão.

Será que fala de Mário David, deputado à Assembleia da República e que já desempenhou cargos como o de Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (XV Legislatura), coordenador do gabinete do Presidente da Comissão Europeia (Junho-Agosto 2004), Assessor Político do Primeiro-Ministro (2002/04).

Será que fala de Maria Céu Neves, professora universitária e consultora do Pesidente da República (2006/09).

Ou será que fala de Joaquim Biancard, Vice-Presidente da JSD e único jovem português em lugar eligível para o Parlamento Europeu.

De quem fala Vital Moreira??

Mais...
O que dizer da sua própria lista em que alguns candidatos fazem jogo duplo como é o caso de Ana Gomes que a menos de um mês das Europeias ainda está a pensar atirar uma moeda ao ar (se sair cara vai para o PE, se sair croa candidata-se à Câmara de Sintra).

Quanto ao "saneamento geral" de que Vital Moreira fala eu respondo com alguma preocupação o mesmo não suceder com os outros partidos... porque a política já não pode ser uma profissão, a política é e tem de ser um serviço prestado por pessoas com capacidades, pessoas que ganham muito mais fora da política, pessoas que abraçam um desafio europeu por uma ou duas legislaturas e dão lugar a outros.

No PSD, tem sido implementada uma política de rotatividade...no PS pelos vistos Ana Gomes e Elisa Ferreira têm "lugar cativo".

6 comentários:

  1. HHHHHHummmmmmmmmmmmmmm!
    Uma mesa ligeiramente censória! Outro abraço. Este podes apagar. E o outro também. Do tema não entendo. Mas vou persistir por aqui.

    ResponderEliminar
  2. Uma discussão tão redutora...não há assuntos muito mais interessantes para discutir que isto?! A Europa, felizmente, vai muito para alem dos tachos.

    Não percebo qual é o problema de Ana Gomes e Elisa Ferreira repetirem a sua presença nas listas do Partido Socialista. Como já deves com certeza ter ouvido dizer "em equipa que ganha não se mexe". Se o projecto socialista é um projecto ganhador há que manter a equipa.

    Nós Europeus sempre fomos pela Europa. Nós Europeus demos os passos fundamentais para a integração europeia em que nos encontra-mos. Nós Europeus sabemos o que queremos para a Europa, não mudamos de rumo a cada legislatura com o pretexto da rotatividade!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tocaste no ponto essencial Pedro, "equipa que ganha não se mexe" mas o PS, sendo um pardido europeu, sabe que não ganhou. Quem teve maioria foi o PPE.

    Mais, o problema é que a política não pode ser encarada como um emprego. E as duas candidatas de que falaste (de que falei) estão em dois campos e isto mais que tudo é desonesto e redutor do papel que um candidato às europeias deve ter.

    O PS, a meu ver não se pode dar ao luxo de ter um Cabeça de lista que, por afastamento da política, não conheçe ninguém e uma lista de pessoas indecisas entre europeias e autárquicas.

    Mas obrigado pela tua opinião

    ResponderEliminar
  4. aquilo a que tu chamas política de rotatividade do psd é uma anedota! no psd ha uma instabilidade que é inadmíssivel ser tão prolongada no tempo (desde a saída de Durão). se queres chamar a isso "politica de rotatividade" só podes estar a gozar...
    É óbvio que a política de hoje é uma questao de empregos, mas isso tanto vale para o psd como para o ps. e na percebo o que tens de apontar de errado no trabalho q a elisa ferreira tem feito no pe...

    ResponderEliminar
  5. Vê la se escreves qualquer coisa pa...quero, qual Augusto Santos Silva, malhar na "direita" atá não poder mais...

    ResponderEliminar